Saudade. Palavra fácil de ser escrita, fácil de ser dita, difícil de ser sentida.
Saudade... do latim “desiderans”, solidate, ,soledade, solidão. atr. do arc. soydade, suydade com influência de saúde. 1. Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhado do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las;
Do Alemão: Sehnsucht, do francês: nostalgie, do inglês: longing.
Diferentes línguas, mesmo significado, mesmo sentimento, mesma dor. O que muda apenas é a intensidade.
Passei um tempo sem me permitir sentir falta, sentir a dor da saudade, não me permitir sofrer.
Aprendi que já que temos que sofrer por algumas coisas, o segredo seria como você escolhe sofrer. Alguns se martirizam, ouros choram, outros caem, outros morrem... eu escrevo.
Tem algumas saudades que são eternas, não importa o que pense ou faça, ela sempre vai estar lá. Ou aprendemos a conviver com elas ou sofremos para sempre. Podemos torna-las o mais positivo possível ou insuportável. Podemos usar as boas lembranças para diminuir a dor, como conseguimos lidar com essa dor imensa é o “pulo do gato”.
Há ainda quem diga que saudade é algo que dói em mundos diferentes. Cada um com sua forma, seu método, sua intensidade. Saudades de pessoas distantes, um passado feliz, alguém que morreu, alguém que se foi. Vários tipos, vários lugares, várias formas, várias dores. Tem como explicar, mas nenhuma explicação é maior e mais perfeita do que sentir. Quando não sente reclama... Quando sente não quer mais sentir.
Quem tem esse sentimento é porque em um dado período de tempo alguma pessoa importante fez\faz parte de sua vida. Eu tive esse privilégio, de ter um anjo em minha vida, que papai do céu levou de volta a sua companhia. Foi difícil compreender e evoluir nesse conceito... Mas hoje posso dizer que sou feliz por sentir essa dor, assim nunca esquecerei o anjo que tive em minha vida e semeou a todos com seu grande coração cheio de amor.
E apesar de ser um sentimento que muitos julgam ser ruim, para alguns é mais uma prova de que o amor existe e devemos nos alegrar com o fato de poder ter esse sentimento tão puro e não se focar na dor da saudade.
Uma pequena lição de vida dessa que vos escreve.
Grande texto. A saudade deve sim ser sentida mas sem tristeza. Talvez devessemos deixar que a pessoa se vá, devemos deixar que ela cumpra o que lhe foi designado pelo Pai que tudo sabe e tudo vê. De qualquer jeito elas têm que seguir em frente e nós também. E um dia será a nossa vez de ir também, e então, poderemos nos encontrar.
ResponderExcluirÉ incrível encontrar pessoas que conseguem traduzir em palavras tudo aquilo que sempre sentimos mas nunca conseguimos falar.
ResponderExcluirCom certeza além do talento inato, Deus lhe deu um dom ;)
Permita que seus sentimentos continuem a transbordar pela ponta de seu lápis, para q possamos deixar nossos pensamentos se perderem em suas palavras.
Saudades ;)
SAUDADE!É uma coisa tão doida principalmente a eterna...
ResponderExcluir